O Quinto Ano C
Duração: Primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2014.
Público alvo: Alunos do 2º ano do ciclo II do Ensino Fundamental.
Para alcançar o pleno exercício da cidadania, todos devem aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a participação ativa na vida em comunidade.
Quem, por exemplo, reivindica melhores condições de ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1.988, não por acaso conhecida como "Constituição Cidadã". Assim como quem exige melhores condições de saúde.
Nesse sentido, o exercício da cidadania também depende da valorização da ética, com ênfase em atitudes positivas e voltadas ao bem comum. Essas atitudes envolvem o respeito àquilo que é bem comum, ao próximo, às diferenças (opinião, estética, religiosa) e às atitudes de prevenção.
Torna-se, então, de fundamental importância o envolvimento da família e da comunidade, consideradas peças fundamentais do processo de formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de reivindicar seus direitos.
A necessidade de um resgate de determinados valores na sociedade faz-se urgente. Entendemos que é um trabalho árduo, "de formiguinha", que envolve Estado, família e comunidade.
A parceria não é apenas importante, mas fundamental. A família precisa ser tão orientada quanto os alunos. Entra o papel do educador, que será também mediador nesse processo que envolve ensino e aprendizagem de todos.
Introdução
Nem tudo que eu quero, eu posso; nem tudo que eu posso, eu devo; e nem tudo que eu devo, eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve."
Mario Sergio Cortella

"Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida:
(1) quero? ; (2) devo? ; (3) posso?
Justificativa
Com base em observações e experiências vividas na rotina escolar, pergunta-se constantemente: o que está aocntecendo? Por quê não é mais como antigamente? Por quê na época dos meus pais não era assim?
Na tentativa de orientar e resgatar valores é que as turmas de 2º ano do ciclo II desenvolverá o Projeto Ética e Cidadania: Prevenir é o melhor remédio, em que os educadores promoverão o envolvimento da família para discutir e orientar as crianças em questões como:
-
Violência;
-
Alimentação Saudável;
-
Drogas;
-
DST
Objetivos
Geral: Possibilitar a integração da escola, família e comunidade no intuito de compartilhar práticas e valores que envolvam conscientização e diálogo na resolução de problemas e conflitos ocorridos no dia a dia, tanto no ambiente escolar como extraescolar.
Específicos:
-
Diminuir os casos de violência e desrespeito entre todos os envolvidos;
-
Promover ações que resgatem a ética e cidadania;
-
Conservar o ambiente escolar;
-
Envolver a família e comunidade no ambiente escolar, fortalecendo as relações de respeito;
-
Conscientizar sobre a importância da alimentação saudável para: aprender, realizar atividades físicas, evitar doenças.

Metodologia
O projeto será desenvolvido no decorrer do 2º e 3º trimestre durante as aulas, nos desenvolvimentos dos objetivos propostos para o ano/ciclo. Envolveremos a família e comunidade em momentos destinados à entrevistas, bate-papo e palestras.

"Ética e Cidadania:
Prevenir é o melhor remédio"
Eu & Os outros: Melhorando as relações.
De Liliana Iacocca e Michele Iacocca
Depois da leitura deste livro, cujo conteúdo é muito interessante para este tema, realizamos uma roda de comentários, onde pudemos conversar acima de três perguntas:
Todas as perguntas foram relacionadas às atitudes de cada um em sala de aula, assim como em casa e em sociedade.
Foi um momento interessante e diferente, onde todos os alunos puderam se expressar, além de ser muito intenso, gerando uma grande emoção entre todos os envolvidos.
Com o resultado deste momento, criei pequenos textos com estes comentários e levei como contribuição para o projeto da Educação de Jovens e Adultos da EMEB Alfredo Scarpelli, situada no Parque Hawaí em São Bernardo do Campo .
-
Com quem eu me pareço?
-
Como os outros me vêem?
-
E como eu gostaria de ser?
Tema: Violência
Cidadania em clima de Copa do Mundo.
Assista ao curta-metragem "Ernesto no país do futebol".
Como e quando começamos a pensar em nós mesmos? Assista ao vídeo abaixo e entenda o porquê desta pergunta.
Assista ao vídeo abaixo e comece a compreender que a "gentileza gera gentileza".




